Meteoro


     A obra meteoro foi concebida pelo artista Bruno Giorgi (1905 – 1993), aluno de Maillol. Sua carreira, segundo Max Bense, foi marcada por três fases. A primeira corresponde a década de 40, com característica estática. Nesse período, Giorgi representa a figura humana, com foco na imagem feminina, que é representada de maneiras diferentes em cada obra. Em seguida, na década de 50, o autor começa a apresentar uma nova plasticidade, época onde suas obras eram dinâmicas. Em 1960, produz a obra Candangos, que ilustra este período e esta presente na Praça dos Três Poderes. Seu próximo passo é focar em obras tectônicas, onde é possível perceber uma tentativa de integração com a arquitetura moderna. É deste período que originam-se obras como Meteoro, 1967, imagem acima, localizada no Palácio do Itamaraty, e o Condor, 1978.
     A famosa escultura, aqui ilustrada, é um dos símbolos da capital do Brasil e do próprio edifício em que ela se encontra, o Palácio do Itamaraty. Pesando trinta toneladas, foi esculpida em mármore, na Itália. Segundo Giorgi, a obra simboliza um grande desejo da civilização atual, a integração entre os cinco continentes e as relações pacificas entre as diferentes culturas. Não por acaso a obra esta localizada no Ministério das Relações Exteriores. Além disto, ao observar a obra temos a sensação de leveza, mesmo sendo tão pesada em seu meio físico, o que é possível graças ao espelho d'água e a pequena área de contato com o solo.
     A obra nos mostra um caminho a ser seguido no que se refere a relação com os outros países, de forma harmônica e diplomática. Deve existir o respeito, mesmo com os diferentes hábitos das diferentes culturas, nos cinco continentes. Mesmo com o “peso” que alguns Estados possuem em âmbito global deve existir uma “leveza” e simplicidade para que se atinja os objetivos de maneira pacífica e civilizada.


Canto da noite



     Maria Martins, 1894-1973, foi uma mulher importante para a história da arte moderna brasileira. Por ser mulher do embaixador Carlos Martins, viveu fora do pais por muitos anos passando pela Bélgica até chegar a Washington D.C., em 1948. Nos Estados Unidos, desenvolve sua produção artística e tem o seu trabalho reconhecido. Ligada ao movimento surrealista, tem sua primeira exposição na Corcoran Art Gallery, na capital dos EUA. Nesta apresentação demonstra obras baseadas em temas culturais brasileiros e religiosos. Em seguida, estabelece um ateliê em Nova York, onde estuda com diversos artistas. Anos depois, faz sua segunda exposição com tema Amazônia, já com as mudanças em suas características devido suas novas influencias, que é um sucesso. Após uma passagem rápida por Paris, volta ao Brasil. Aqui Martins ajuda na organização da 1ª Bienal Internacional de São Paulo e, anos depois, faz sua última exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
     A obra “Canto da Noite”, de Maria Martins, pertence ao movimento surrealista e é confeccionada em bronze polido. Fica localizada em um jardim interno ao Palácio Itamaraty, que busca trazer um ar de informalidade a esse ambiente de negócios, e possui uma forma peculiar, que, em nossa concepção é confusa e remete ao caos que é a vida na atualidade, com toda a correria do nosso cotidiano. Além disso, a escultura fica integrada ao jardim dando a impressão de que faz parte do mesmo.

A Mulher e Sua Sombra


     Esta outra obra de Maria Martins, a mesma autora da obra “O Canto da Noite”, esta presente no salão de entrada do Palácio Itamaraty. A escultura mostra uma representação de uma mulher, produzida em bronze com sua sombra, logo atrás. A representação é perturbadora e nos remete ao medo, ao escuro. A sombra parece tentar capturar a mulher com “pés e mãos” que parecem ter a forma de cobras prestes a tocá-la. Já a mulher tem a palma das mãos e o olhar para o céu, onde parece ter uma comunicação com um ser superior. Ambas, a sombra e a mulher, estão sobre uma placa de madeira definindo a base da obra.


Fotomontagem Representativa

Por Gustavo Carvalho

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